12.3.14

Essas maletas carregam vida


Todas las voces, todas
Todas las manos, todas
Toda la sangre puede
Ser canción en el viento.

¡Canta conmigo, canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz!

MERCEDES SOSA


Gosto de malas. Elas me lembram movimento, improviso, coisa nova.
Gosto muito de mala.
Além de malas, gosto muito do meu trabalho. Adoro ser psicóloga (olha que na faculdade eu nem gostava tanto) e adoro mais ainda trabalhar questões sociais fundamentais. Nessa brincadeira de malas, maletas e profissões gratificantes encontrei uma nova mala - maleta que me fez bem.
Há mais ou menos um ano a nossa ONG - ACARI - foi convidada a participar de um projeto do Canal Futura chamado Maleta Futura. A proposta básica é: uma maletinha cheia de materiais com programas interessantes do Canal além de trabalhos de ongs fantásticas espalhadas pelo Brasil afora. A Maleta passa a fazer parte do nosso trabalho e potencializa nossas ações com uma série de livros, revistas, dvs e manuais de primeira qualidade. Participamos da Maleta Infância e como donos de uma maleta pudemos convidar outras instituições de nossas cidade para entrarem no projeto conosco e o resultado é sinergia pura. 


Conhecemos a realidade e a luta diária de gente fantástica que se doa para possibilitar uma infância mais digna para milhares de crianças de nossa região. E ficamos muito contentes pois a Maleta Futura ajuda muitas dessas instituições a lidarem com certos temas como por exemplo: abuso sexual, incentivo à leitura, segurança na internet. Sim, a Maleta tem material muito bom sobre as mais diversas temáticas! E a gente cria uma rede. 
Conheci algumas instituições incríveis em minha região: a Fundação Lar Feliz, que acaba sendo o único lugar de aconchego pra centenas de crianças em um bairro paupérrimo em Juazeiro; o Sementes do Amanhã, casa - abrigo para crianças violadas em seus direitos e que ainda faz uma série de ações muito interessantes e trabalha em vários bairros pobres de Petrolina; Projeto Vida Nova e Casa da Criança, braços sociais da Igreja Católica que possibilitam melhores condições de aprendizagem para crianças pequenas. E o mais legal é ver que tudo isso é feito com muito amor e muita esperança. 
Como esses momentos me dão uma força, uma vontade de fazer mais, uma sensação de que tem jeito sim e vamos mudar o mundo com as pequenas ações, com os bons exemplos, com a multiplicação de gente mais responsável e mais consciente. Me enche de uma vontade de sair à luta tipo aquelas músicas da Mercedes Sosa. 
Acho que as malas estão carregadas de possibilidades. E a Maleta do Futura está carregada de possibilidades positivas. Curta o trabalho do Maleta com as Ongs. Visite o banco de dados, converse com os outros. Boas práticas precisam ser difundidas cada vez mais.

Ailma Barros,
mais de mil perguntas sem resposta, muito prazer!

 
cata nuvens © Todos os direitos reservados | Ilustração :: Monoco | voltar para o topo