17.9.12

50 hábitos literários



Hoje conheci o lindo blog da Bianca e adorei um post feito por ela sobre hábitos literários. Fiquei muito instigada a fazer uma lista também...! E eis meus hábitos.

1. Quando gosto muito de um livro, vou a lê-lo na mesmíssima hora;
2. Tiro fotos dos livros que gosto muito;
3. Leio mais de um livro por vez;
4. Cheiro livros antigos (e frequentemente espirro);
5. Sempre tento descobrir porque "os clássicos são clássicos";
6. Adoro sentir a textura das páginas;
7. Sempre destaco trechos de que gosto com marca texto;
8. Sempre que compro um livro não o leio de imediato fico só olhando pra ele, pegando, sentindo, ajustando ao corpo, me acostumando com ele em meu quarto;
9. Todo o dia passo no sebo, nem que seja só pra olhar;
10. Estou lendo sempre que posso pra meus sobrinhos pra estimular o afeto pelos livros neles;
11. Não tenho noção de tempo quando entro em livrarias;
12. Tenho carteirinha em todas as bibliotecas de minha cidade;
13. Quando simpatizo com um autor tento ler tudo o que ele escreveu;
14. Fico lendo os ganhadores do Nobel só pra saber se mereceram mesmo o título;
15. Adoro livros que ninguém mais ler;
16. Prefiro ver filmes primeiro e depois ler os livros, isso reduz a possibilidade de eu detestar os filmes na metade;
17. A-do-ro livros de poesia;
18. Usei no meu TCC e em todos os meus trabalhos acadêmicos trechos literários mil.
19. Sempre choro horrores em livros de Segunda Guerra;
20. Compro livros por: 1)Autor, 2) Sinopse, 3) Vejo alguém que tenho sintonia falando bem de um livro. Gabriela, preciso ler Lolita.
21. Não gosto de ler no computador, mas vezenquando aparecem livros que não encontro no papel e aí me rendo;
22. Adoro escritores latino americanos;
23. Adoro escritores ingleses;
24. As vezes classifico meus amigos por livros;
25. Adoro histórias fantásticas. Tolkien, Lewis, Julio Verne, Lewis Carroll, Baum e Cia, brigado por terem nascido;
26. Adoro dar livros de presentes e sempre fazer dedicatórias.
27. Meus filhos terão nomes de personagens de livros;
28. Já reli umas dezenas de vezes meus livros favoritos;
30. Todo ano faço uma lista dos livros que quero ler, mas nunca consigo ler todos pois ao longo dos meses vou aumentando a lista;
31. Detesto ler por obrigação;
32. Nas férias passava todas as tardes de quarta e quinta lendo livros na biblioteca do SESC;
33. Sinto uma relação ambígua com relação a empréstimos de livros. Ao mesmo tempo que tenho pânico em dar meus livros a alguém por um breve período de tempo, fico contente pois alguém vai se divertir tanto quanto eu com aquelas páginas;
34. Sempre que compro livros que já tiveram donos imagino quem eram eles e quais as circunstâncias que os fizeram abandonar os livros;
35. Adoro amigos que gostam de ler, pois temos mil assuntos pra conversar e várias inferências a fazer sobre tudo;
39. Tenho preconceito com livros de auto ajuda e sucessos adolescentes no mundo todo;
40. Sempre ando com o livro na mão pois tenho a mesma sensação de distinção da Tereza de Insustentável Leveza do Ser;
41. Sempre tomo café com leite enquanto leio;
42. Adorava no Ensino Médio, pois no recreio, minhas amigas e eu sempre líamos juntas algum conto ou crônica mais curtos pra comentar depois, em geral eram textos de Luís Fernando Veríssimo;
43. Adoro livros de bolso. Beijos pra L&M Pocket e Martin Claret;
44. Sempre posto no twitter trechos de livros que vou lendo;
45. Sempre me confundo com alguns personagens que leio;
46. Não gosto de Clarice Lispector. Sou louca e amo de paixão A hora da estrela, mas não suporto outras obras dela.
47. Fiquei com preconceito da maioria desses autores que as pessoas postam frases no facebook, sei que a culpa não é deles, mas não consigo ler nada desse povo.
48. Me imagino sempre nas histórias que estou lendo, qual o meu papel, de qual personagem sou amiga, enfim.
49. Me apaixono por personagens de livro com uma frequência absurda;
50. Leio todos os dias. Assim como bebo água ou me alimento; ler já se tornou uma necessidade básica de sobrevivência.

Bem, isso. Adorei e vi que sou um pouco estranha. Mas isso é normal. (Ambivalência again!)

Ailma Barros,
mais de mil perguntas sem resposta, muito prazer!

 
cata nuvens © Todos os direitos reservados | Ilustração :: Monoco | voltar para o topo